Renovando móveis com mosaicos cerâmicos ou reinventando usos para móveis antigos.

Móveis antigos tem uma qualidade superior, boas madeiras que já nem podem mais ser comercializadas. Mas, com o tempo podem ficar datados e sem graça. Principalmente os mais escuros, que acabam deixando a decoração meio triste. Detalhes simples, podem fazer toda a diferença. Por exemplo, trocar os puxadores das gavetas e armários, já dá um "up" no móvel.

 Foi assim com o gaveteiro da minha estante de imbuia, que eu adoro, mas estava meio feiosa. Comprei puxadores de porcelana que combinavam com o resto da decoração. E o móvel  "rejuvenesceu".


 Use a imaginação e troque os puxadores dos móveis do quarto, sala ou cozinha e veja a diferença!

Mas ainda há outras maneiras de repaginar a mobília ou até mesmo inventar novos usos para ela.


Na última redecorada de apartamento da minha filha Mariana, herdei uma mesinha linda.
 Sempre gostei dela. Da década de 70, delicada, porém resistente. Ornada com  pernas longas, finas e elegantes.
 Era perfeita para enfeitar aquele pedaço de parede, tão sem graça, que eu tinha há anos.



Ela estava muito bem conservada. Com duas gavetas espaçosas, ia ser muito útil. O maior problema dela, era o tampo, que estava muito desgastado e com uma das grades laterais já solta. Também achei que o móvel estava datado. Eu queria modernizar aquele espaço. Então parti para uma renovação radical.

Fui até a Leroy Merlin, e comprei mosaicos cerâmicos,  o suficiente para recobrir  todo o tampo da mesa. Optei por uma padrão que reproduzia rótulos antigos.


Mas há outras opções muito interessantes. Por exemplo:


Restaurantes e docerias.


Locais famosos.


Azulejos portugueses.


Sem falar nos mosaicos reproduzindo carros e motos vintages, que também são lindos.

A mesinha, depois da repaginada, pode ser usada num vestíbulo. Perto da porta de entrada, com um belo espelho na parede.

Outra dica:



Este é um pequeno aparador debaixo do espelho, num corredor de passagem. Estava com a madeira marcada e manchada. Anos de inúmeros arranhões das chaves do carro, manchas de tinta de caneta e de tudo mais que é colocado lá, quando chegamos da rua. Muito pratico, mas bem desgastado. Foi revestido com os restos de cerâmica que sobraram da mesinha. Ganhou nova vida.


 Perfeito para o apoio de chaves, bolsa, pasta, cartas e óculos.

Uma mesinha charmosa, mesmo envelhecida, pode ser  utilizada como aparador, mesa de apoio em uma cozinha ou ainda como base de lavatório de lavabo/suite. Fica uma graça. Primeiro passo, é garimpar uma mesa bonita e resistente, depois é só soltar a criatividade.


Acho mais prático revestir o tampo com algum tipo de material, tipo pastilhas ou cerâmica, para evitar o mofo, manchas e respingos de água nas madeira. A sugestão é útil e original. O resto é gosto e criatividade.

Agora vem a parte faça você mesmo, ou DIY, como preferem os americanos. 

Escolhido o material, o processo é sempre o mesmo.  Vou reproduzir as fotos de um post anterior, com o procedimento em pastilhas, mas é a mesma coisa.

Escolha o móvel que vai recobrir , no caso um banquinho. 


Limpe toda a  superfície da peça  e deixe secar.


Lixe com uma lixa fina. Limpe bem.


Pegue a cola.


Espalhe bem sobre o móvel, com o auxílio de uma espatula dentada.  Coloque as pastilhas ou os mosaicos sobre a cola. Nivele e pressione bem. Deixe secar por 24 horas.


Escolha um rejunte na cor que desejar. No caso da mesinha optei pela cor chocolate.


Misture conforme as instruções do fabricante.


Aplique sobre a peça e retire o excesso. Espere 24 horas e limpe com um pano úmido.



Comentários

Postagens mais visitadas